43 - Jorge Silva Rodrigues


Nome: Jorge Manuel da Silva Rodrigues
Nickname: Jójó - Tinto
Nº Foto Curso: 16
Data Nascimento: 1954.10.17
Residência: Pombal
eMail: - Facebook: -
Brevet: 1768

(1954.10.17 - 1994.07.06)
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: :: ---------- :: :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

BA7 - Jorge Silva Rodrigues

BA1 - Brevetamento em T37 - 1976.05.14

Caldeira Pinto () - Burguete () – José Serôdio Fernandes - António Gomes Almeida – Domingos Dias – Baptista (P2/74) – Coutinho (P2/74) – José Cúcio – Paulo Bandeira – Jorge Silva -Silveira (P2/74) – Matos (P2/74) - Abreu (P2/74)


BA1 - Brevetamento em T37 - 1976.05.14

José Serôdio Fernandes

José Cúcio - Paulo Bandeira - Jorge Silva - Silveira (P2/74) - Abreu (P2/74) - Matos (P2/74)


BA1 - T37 - Paulo Bandeira - Jorge Silva - José Serôdio Fernandes

BA1 - T37 - (1975)
Jorge Silva - José Cúcio - João Horta Almeida - Paulo Bandeira
Domingos Dias - António Gomes Almeida - José Serôdio Fernandes

Fadiga provoca acidente

As duas caixas negras do avião Antonov 32P que se despenhou contra um morro, quando ajudava a combater um incêndio em Espanha, já foram encontradas, e embora ainda não tenha sido feita a sua leitura, o PÚBLICO apurou que o acidente poderá ter sido provocado por fadiga da tripulação. Entretanto já regressou a Portugal o técnico da Direcção-Geral da Aviação Civil enviado para recolher informações.

O sinistro deu-se no passado dia 6, pelas 21 horas, e provocou a morte do piloto português, Jorge Silva Rodrigues, de 39 anos, e de quatro técnicos ucranianos - nacionalidade dos Antonov, aviões de fabrico recente, apresentados pela primeira vez no salão de Paris do ano passado. O único sobrevivente foi o engenheiro Alexander Smiriad que se encontra ainda internado no hospital de La Fé (Valência) onde foi na sexta-feira operado para limpar as feridas provocadas por queimaduras profundas de segundo e terceiro graus.

A fadiga poderá ter feito o comandante confundir as silhuetas. As exigências feitas à tripulação nesse dia já tinham excedido o limite das horas de vôo imposto por questões de segurança. O Antonov estava de regresso à base espanhola, depois de ter efectuado dez missões, a cerca de 80 quilómetros de Valência, quando lhe foi solicitada mais uma operação de combate. A 100 quilómetros a sul, na encosta de uma montanha, as chamas ameaçavam uma povoação. Um controlador espanhol que seguia a bordo de um helicóptero comandava a operação.

Na missão, participavam os dois Antonov 32P ucranianos alugados, com tripulação, pela operadora portuguesa Heliserviço, a quem o serviço nacional de bombeiros adjudicou os dois aviões pesados para a campanha de incêndios florestais deste ano, embora a comissão nomeada para apreciar o concurso tivesse colocado algumas reticências ao uso dessas aeronaves.
AN/MR



BA1 - José Leonel; Mário Frazão e Jorge Silva Rodrigues

BA1 - Artur Pinto; Delmiro Andion; António Rosa e Jorge Silva Rodrigues

Comentários