43 - Jorge Silva Rodrigues



Nome: Jorge Manuel da Silva Rodrigues
Nº Foto Curso: 16
Brevet: 1768
(1954 - 1994)


...............................................................................................................................

BA7

Fadiga provoca acidente

As duas caixas negras do avião Antonov 32P que se despenhou contra um morro, quando ajudava a combater um incêndio em Espanha, já foram encontradas, e embora ainda não tenha sido feita a sua leitura, o PÚBLICO apurou que o acidente poderá ter sido provocado por fadiga da tripulação.Entretanto já regressou a Portugal o técnico da Direcção-Geral da Aviação Civil enviado para recolher informações.

O sinistro deu-se no passado dia 6, pelas 21 horas, e provocou a morte do piloto português, Jorge Silva Rodrigues,de 39 anos, e de quatro técnicos ucranianos - nacionalidade dos Antonov, aviões de fabrico recente, apresentados pela primeira vez no salão de Paris do ano passado. O único sobrevivente foi o engenheiro Alexander Smiriad que se encontra ainda internado no hospital de La Fé (Valência) onde foi na sexta-feira operado para limpar as feridas provocadas por queimaduras profundas de segundo e terceiro graus.

A fadiga poderá ter feito o comandante confundir as silhuetas. As exigências feitas à tripulação nesse dia já tinham excedido o limite das horas de vôo imposto por questões de segurança. O Antonov estava de regresso à base espanhola, depois de ter efectuado dez missões, a cerca de 80 quilómetros de Valência, quando lhe foi solicitada mais uma operação de combate. A 100 quilómetros a sul, na encosta de uma montanha, as chamas ameaçavam uma povoação. Um controlador espanhol que seguia a bordo de um helicóptero comandava a operação.

Na missão, participavam os dois Antonov 32P ucranianos alugados, com tripulação, pela operadora portuguesa Heliserviço, a quem o serviço nacional de bombeiros adjudicou os dois aviões pesados para a campanha de incêndios florestais deste ano, embora a comissão nomeada para apreciar o concurso tivesse colocado algumas reticências ao uso dessas aeronaves.
AN/MR



BA1 - José Leonel; Mário Frazão e Jorge Silva Rodrigues

BA1 - Artur Pinto; Delmiro Andion; António Rosa e Jorge Silva Rodrigues

Comentários