A Sopa de Pedra


Em 1976, estávamos na Ota a fazer o "bendito" curso de controladores e decidimos ir jantar sopa da pedra, no Toucinho em Almeirim

Eu, o Vacas, o Pinto Coelho e o Alves do P3 metemo-nos no meu carro e lá fomos. 

Comemos a habitual Sopa da Pedra e umas Caralhotas, acompanhadas de água pé gaseificada, que o dono do restaurante nos ofereceu dizendo ser produzida por ele, misturando-lhe açúcar e fechando com caricas. 

Depois da refeição e já um pouco tocados da tal água pé e do resto, decidimos ir a um café em Santarém para tomar qualquer coisa. 

Quando chegámos sentámo-nos e pedimos café e mais uns digestivos. Não se estava a passar nada de especial até que o Pinto Coelho decidiu ir ao balcão pedir um bolo á empregada. 

A coisa não correu muito bem pois o nosso amigo, dada a sua indecisão na escolha, fez a miúda correr o balcão para lhe dizer o nome de todas as variedades de bolos que lá estavam. 

Esta atitude não foi muito apreciada pela clientela habitual. Soube mais tarde que este café era frequentado por pessoal da Escola Agrícola e pela tertúlia dos moços de forcados de Santarém, gente fina, e a partir daí começámos a ser marcados. 

Lá nos aguentámos até que o nosso Pinto Coelho, mandou um berro para chamar um tipo que vinha a entrar e que ele confundira com um conhecido. 

O empregado virou-se para o nosso amigo e disse-lhe para não gritar no SALÃO DE CHÁ. 

Salão de chá, esta espelunca? - respondeu o Pinto Coelho. 

A partir daí a coisa descambou, a malta avançou para nós e só tivemos tempo de nos levantar, pegar numa cadeira e ficar costas com costas á volta de uma coluna que havia no meio da sala. 

Entretanto fomos sendo ameaçados, trocando insultos e, quase a levar uma sova - eles eram muitos - chegou um jipe da PSP que acalmou as coisas. 

O Vacas e o Pinto Coelho foram no carro da polícia para serem deixados à saída de Santarém ficando á minha espera e do Alves. Entretanto houve um maduro que se pôs a provocar o Alves, penso que por ser mais bronzeado do que nós, mas o polícia evitou males maiores. 

Enfim, mais uma aventura á Penduras.

João Milheiro
#Penduras
[0.001/2021]

Comentários