Missing Men


António Joaquim Martins Carneiro, o Pendura Mémé, - Falcão - juntou-se hoje (2022.07.14) aos nossos camaradas do Curso de Pilotos Milicianos da Força Aérea Portuguesa P1/74 que voam mais alto e, dos céus, guardam os que ainda por cá estão.

À Ana, sua mulher, às filhas Filipa e Catarina e aos netos deixo, consternado, um grande abraço sentido pela perda.

Para todos os meus camaradas Penduras fica a amizade solidária neste momento forte em que mais um de nós deixa vazia a asa da formação que voamos há quase meio século.

Fica em paz, meu caro António Carneiro.

Luís Novaes Tito

#Penduras
[0.009/2022]

Comentários

Anónimo disse…
Ana, Filipa e Catarina
Os meus mais sinceros pêsames.
Muita Força nesta hora difícil.
António Carloto
Anónimo disse…
RIP companheiro.
Para a família os meus sentidos pêsames.
José Rodrigues
Anónimo disse…
Obrigada por todo o cuidado connosco.
Um abraço!
Catarina Carneiro
Anónimo disse…
Os meus sinceros pêsames a toda a família.
Coragem e um abraço fraterno a todos vós.
Victor Fragoso
Anónimo disse…
Meu caro Amigo e Companheiro descansa em paz.
Os meus sentidos pêsames a toda a família em especial a Ana, Filipa e Catarina.
Mário Frazão
Anónimo disse…
O Antonio Carneiro jamais será esquecido.
Até um dia, companheiro.
Os meus sentidos pêsames a toda a família.
Alípio Barbosa
Anónimo disse…
A vida é cruel.
Perdemos hoje um camarada, um amigo um companheiro de percurso.
Que vá em paz no caminho da luz.
A toda a família e amigos a minha solidariedade e um abraço sentido.
Até sempre, grande pilotaço.
João Milheiro

Em memória do Falcão Carneiro...paz eterna.

"Eu subi em direção ao Sol, e me juntei à alegria das nuvens atravessadas por sua luz - e fiz centenas de coisas que você nunca sonhou - virei, me levantei e me equilibrei lá no alto, no silêncio luminoso.

Voando pelo céu, persegui o vento uivante e impulsionei meu avião pelos infinitos corredores de ar ...

Lá, lá no céu mais alto e ardente, eu facilmente e graciosamente alcancei as alturas varridas pelo vento onde a cotovia e a águia nunca chegaram antes."

E enquanto meus sentidos se elevaram em silêncio, passei a alta e inviolável santidade do espaço, estendi a mão e toquei a face de Deus.

John Gillespie Magee
Army Air Forces
Piloto da 2a Grande Guerra
(Tinha 19 anos quando o escreveu)
Anónimo disse…
Nao tenho palavras!
Até um dia amigo!
Para a família neste momento sinceros votos de pesar pela perda de um grande homem.
Bjs
Carlos Soares
Anónimo disse…
Obrigada a todos,
o meu pai partiu muito sereno e tranquilo, esperou que o meu avião aterrasse no Funchal, pois foi no minuto em que aterrou.
Acredito que ele esperou e ouviu sempre as vossas mensagens.
Filipa Carneiro
Anónimo disse…
Triste notícia para começar o meu dia.
Os meus pêsames para toda a família.
Um abraço de saudade e amizade para ti Carneiro.
José Cúcio
Anónimo disse…
Neste dia bem infeliz resta-nos recordar o nosso amigo e os grandes momentos vividos juntos e apresentar a família os nossos respeitos e pêsames.
Pedro Pissarra
Anónimo disse…
Estou triste, muito triste.
Mais um amigo que nos deixa.
Vai em paz.
Até sempre.
Domingos Dias
Anónimo disse…
Caríssimos, com muita tristeza, rebemos o que não queríamos, o falecimento do nosso amigo e camarada António Carneiro.
Um forte abraço para todos os Penduras.
À família e aos amigos as mais sentidas condolências.
Edgar Henriques
Anónimo disse…
Não era a notícia por que esperava.
Perdemos mais um dos nossos.
Vai ficar a saudade de todos os momentos vividos em conjunto sempre com alegria de uma vida vivida em pleno.
Um voto de pesar muito especial para a família.
Hélder Rosário Dias
Anónimo disse…
Lamento profundamente.
Sentidos pêsames à Família e aos amigos.
João Pedro Antunes
Anónimo disse…
A notícia mais triste que poderia ter caído neste fórum.
Tal como de outros camaradas, esta não era a altura de ficarmos sem a companhia do Carneiro.
Deus tem os seus desígnios e ele estará agora nos seus braços.
Os meus sentidos pêsames a todos os familiares e um abraço solidário a todos os Penduras.
Muita Luz para o seu voo final.
Vitor Viegas
Anónimo disse…
Notícia muito triste, a pouco e pouco os Penduras vão partindo, um dia vamo-nos reunir novamente.
Sentidos pêsames a toda a família e entes queridos.
José Lourenço
Anónimo disse…
Que notícia.
Descansa em paz companheiro.
Não estava a contar com este desfecho.
Triste. Muito triste.
Os meus sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos.
Descansa em paz Carneiro.
Artur Pinto
Anónimo disse…
Que o último voo te seja prazeroso.
Um abraço sentido ao camarada Falcão A. Carneiro.
A saudade já bate forte pela sua partida tão cedo desta vida.
Agora a família, sentidos pêsames.
Joaquim Guarda
Anónimo disse…
Que notícia tão triste.
Não era este o desfecho porque tanto esperávamos.
Muito triste mesmo! Mais um Amigo que abandona a formação de uma forma inesperada.
Foi em paz e que descanse em paz.
Um dia voltaremos a voar juntos.
Até sempre, Amigo.
Sentidos pêsames para a família e força nesta hora difícil.
José Romão Mendes
Anónimo disse…
Que triste notícia.
Paz à sua a alma.
Francisco Rocha
Anónimo disse…
Enfim, a notícia que não queríamos ouvir.
Mais um Pendura que parte e com muita tristeza nos deixa.
Descansa em paz Amigo Carneiro.
Sentidos pêsames à família e todos os amigos que tiveram a felicidade de conviver com o António Carneiro.
Abraços
António Mendes
Anónimo disse…
O meu lamento-
Tão triste pelo desaparecimento do nosso querido irmão Carneiro.
Uno-me na dor.
Teófilo Salgado
Anónimo disse…
O Comandante Javier Pastor que foi nosso director de Operações de Voo em Salamanca nos Canadair envia os sentidos pêsames para ti Ana, Catarina e Filipa.
Força.
António Carloto
Anónimo disse…
Que tristeza.
A escala de voo da vida está ficando apertada.
Já estão a faltar muitos companheiros.
Agora neste último voo desejamos que encontre o Pai Celestial e lá fique perto Dele, olhando por nós aqui em baixo.
RIP ANTÔNIO CARNEIRO.
Carlos Jesus
Anónimo disse…
É com profunda tristeza que tomei conhecimento do falecimento do Amigo e Pendura António Carneiro.
Até sempre, Amigo.
Os meus sentimentos a toda a família.
Custódio Rita
Anónimo disse…
Sentidos sentimentos à esposa e às filhas.
Tó Enorme ABRAÇÃO de saudades e que o voo seja Bem tranquilo.
Olha por nós, Amigo, cá estarás sempre.
Carlos Marques
Anónimo disse…
Grande abraço à família e amigos.
Victor Geirinhas
Anónimo disse…
Transcrição da troca de mensagens (às 18:30 h) com o General João Gonçalves (ex-Comandante da BA5 - Monte Real)

Boa tarde, General João Gonçalves
Só para comunicar que morreu o António Carneiro, um dos três Falcões do meu Curso P1/74, que participou na visita que nos permitiu fazer à BA5.
Está no Funchal de onde deverá vir para o continente assim que seja possível. Abraço
Luís Tito
*
Camarada, triste notícia.
Recordo-me bem dele e da boa disposição nesse dia.
Que tenha o descanso merecido e em paz.
Obrigado pelo aviso. Abraço
João Gonçalves
*
Posso transcrever esta mensagem para a família dele?
Luís Tito
*
Claro que sim.
Já estou a tentar avisar o Falcão Mor
João Gonçalves
*
Muito obrigado e forte abraço
Luís Tito
*
Tive o privilégio de o receber por várias vezes na qualidade de Comandante de Esquadra e Comandante de Base.
João Gonçalves
Anónimo disse…
Penduras de luto com mais uma perda a do António Carneiro que vai descansar em paz, bem lá no alto.
À família e amigos e a todos os Penduras a minha solidariedade e consternação.
António Rosa Gonçalves
Anónimo disse…
Para a família um abraço solidário.
Para o Pendura, haveremos de nos encontrar um dia destes.
Maximiano Miguel
Anónimo disse…
Os meus sinceros pêsames
Luís Monterroso
Anónimo disse…
Os meus sentimentos à família e ele risse de não conseguirmos voar tão alto.
Victor Ferreira
As mensagens foram-se sucedendo no Facebook, no WhatsApp, no Messenger e em todas as outras redes sociais.
É-me impossível reproduzi-las todas aqui, mas a caixa de comentários está aberta para quem o quiser fazer.
O António Carneiro vai-nos fazer muita falta, mas estará sempre connosco.
Anónimo disse…
Sentidos pêsames à família.
Abel Correia
Anónimo disse…
Triste notícia, caros Penduras!
Último voo do Caro António.
Que Deus o receba na mansão dos Gloriosos.
Sentidos pêsames a toda a Família na certeza de que neste momento já está junto de Deus a interceder por todos.
Paz à sua Alma.
Um abraço de solidariedade pela perda deste tão estimado colega Pendura.
Luis Fernando Paixão
Mensagem da Ana, Catarina e Filipa Carneiro:
A todos os que queiram despedir-se do Tó, poderão fazê-lo no Tanatório de Matosinhos.
O velório do Pai será numa das capelas do Tanatório na terça-feira, dia 2022.07.19, das 16h30 até às 23h00 e na quarta-feira a partir das 9:00 horas sendo que a cerimónia que antecede a cremação decorrerá às 15:00 horas na sala principal.
Pretende-se que esta seja também de celebração da vida do Tó
Anónimo disse…
Enviado pelo Carlos Soares:

Falcão António Carneiro – Postura de 1976

Bom dia Falcões
O Falcão António Carneiro partiu, ontem, para o derradeiro voo.
Segundo a informação que disponho, o corpo está no Funchal e aguarda vinda para o continente.
Quando tiver mais informações sobre as exéquias fúnebres informarei por esta mesma via.
“Os Falcões nunca morrem …
Ficam entre nós enquanto partem para a próxima missão!”

Melhores cumprimentos
Tomás VIRIATO Virgílio
Falcão-Mor
Anónimo disse…
Os meus mais sentidos pêsames a toda a família e amigos, pela partida de um camarada e amigo.
Que descanse em paz.
José Birrento
Anónimo disse…
O meu pai chamava-me Chatarina, porque nunca me calava.
E por isso escrevo para vos dizer que ontem senti-me triste, mas serena. Feliz por ter sentido que tinham sido juntos todos aqueles que eram especiais para o meu pai: do amigo da escola primária, passando pelo seminário, pela Força Aérea (Penduras, Falcões, no ponto vista informal e institucional), a aviação civil portuguesa e estrangeira, família católica, família ateia, amigos de longa e curta duração, amigos meus, amigos da minha irmã e amigos da mãe.
Eu e a minha irmã vestimos uma roupa alegre, as mais coloridas da cerimónia sem falarmos uma com a outra deste fútil assunto.
Penso que todos juntos honrámos a sua vida.
Os agradecimentos formais seguirão no devido tempo.
Obrigada,
Catarina Carneiro.